Governo Jonas fecha os Centros de Saúde e prejudica a população/Nota de repudio do Movimento Popular de Saúde de Campinas

MOPS 2013 Simbolo

Governo Jonas fecha os Centros de Saúde e prejudica a população

Nota de repudio do Movimento Popular de Saúde de Campinas

Nesta sexta feira, dia 20 de dezembro de 2013, o Governo Jonas informou que os centros de saúde da rede Básica de Campinas permanecerão fechados nos dias 23 e 24, emendando o feriado do Natal.

Historicamente a rede fica aberta o maior número de dias possíveis nas festividades de Natal e Ano Novo, havendo uma divisão entre os funcionários de quem folga no feriado do Natal e quem folga no feriado do Ano Novo.

Fechar a rede de Centros de Saúde neste período é uma decisão que prejudica a população que precisa dos serviços do SUS que já estão precários em função dos encaminhamentos que o Governo Jonas tem tomado. Com o fechamento dos Centros de saúde a população irá procurar os Pronto socorros e Pronto atendimentos que já estão abarrotados e fragilizados, sem plantonistas fixos e devidamente capacitados para o atendimento da população da cidade. Esta decisão fere também as deliberações das Conferências Municipais que explicitam a essencialidade da saúde e o dever do público municipal de garantir o seu funcionamento.

Assim sendo o Movimento Popular de Saúde repudia o fechamento da rede e responsabiliza o Governo Municipal pela desassistência à população de Campinas neste período.

Campinas, 22 de dezembro de 2013.

MOVIMENTO POPULAR DE SAÚDE DE CAMPINAS

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário