MANIFESTANTES PEDEM QUE UNIDADE DE SAÚDE SEJA TERMINADA EM CAMPINAS

PA Moradores protestam por melhorias na saúde no Jardim São Lourenço (Foto Reprodução EPTV)

Foto: Reprodução/ EPTV)

MANIFESTANTES PEDEM QUE UNIDADE DE SAÚDE SEJA TERMINADA EM CAMPINAS

EPTV/Campinas/G1; 31/05/2014;

UPA do Jardim São Lourenço está parada há mais de três anos, diz grupo.

Secretário afirma que a construção pode ser retomada ainda neste ano.

 

Mais um protesto para pedir melhorias na saúde em Campinas (SP) é registrado neste sábado (31). Dessa vez, um grupo de moradores do jardim Carlos Lourenço e bairros vizinhos pede que as obras de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que estão paradas há mais de três anos, sejam terminadas e abertas para a população.

 

Os manifestantes se reuniram em frente a UPA com faixas e cartazes. Eles cobraram providências do poder público para que a obra comece a funcionar. “Faz mais de três anos que está tudo parado aqui no São Lourenço e a gente precisando de médico e de remédio. Aí cada um se vira como pode”, desabafa a artesã Marisa Aparecida de Oliveira.

 

Com a unidade fechada, para conseguir atendimento tem morador buscando ajuda em outra cidade. “Como faz falta um posto de saúde. Vamos procurar um em Valinhos, pois aqui no bairro não dá”, explica o marceneiro Mauro Antônio Fedel.

“Entra e sai governo e ninguém resolve. Está abandonado. Como fica a população desse jeito, sem atendimento?”, questiona o aposentado Antônio Favarão.

O abandono é percebido por quem passa pelo bairro pelas pichações nos muros. Há até moradores de rua usando o interior da obra como casa. “Eu estou aqui sem data para sair. Enquanto estiver parada a construção, eu ficarei”, salienta uma mulher que está há um mês no local com o marido.

Semana de protestosEstá semana moradores protestaram contra a demora na construção do Centro de Saúde Jardim Monte Cristo, que também vai atender a população do Parque Oziel. Uma das pistas da rodovia Santos Dumont foi bloqueada por mais de uma hora e pneus foram queimados.

Em outros dois postos de saúde, manifestantes protestaram contra a falta de profissionais e de espaço para o atendimento. As unidades ficaram fechadas por cinco horas.

ObrasO secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza, reconhece os problemas enfrentados pela população. “O Oziel e o Monte Cristo têm unidades bastante inadequadas, pois tivemos um problema com uma mina d’água no terreno. Arrumamos um novo e a obra deve começar ainda este ano”, destaca.

Já quanto ao Jardim Carlos Lourenço, o secretário afirma que a obra está 70% pronta e foi parada por determinação da Justiça. “Queremos retomar em 2014 ainda. Em até um ano ela estará pronta”, afirma.

 

 

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/05/manifestantes-pedem-que-unidade-de-saude-seja-terminada-em-campinas.html

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário